Alguns dias sem post no blog, mas a causa é nobre.
Hoje, eu e minha sogra fizemos nossa primeira cerveja caseira. Resolvemos fazer uma cerveja Weiss, que é um estilo que agrada-nos muito. Apesar deste estilo não ser o mais indicado para um iniciante (tenho minhas dúvidas quanto a isso), acreditamos que era preciso fazer algo que realmente gostássemos de beber.
Assim, durante toda a semana passada fiquei estudando os processos e quais equipamentos deveriam ser comprados. Finalmente, na sexta-feira passada, o equipamento que foi adquirido na WE Consultoria foi entregue.
A receita
Adotamos uma receita que foi publicada pelo Paula Dalla Santa no Hopville. A mesma foi feita pelo Felipe Ghellar em uma brassagem coletiva da Acerva Gaúcha em 2011. Como a receita original era para 60 litros, adaptamos e recalculamos a mesma pois nossa intenção era fazer apenas 25 litros.
Ingredientes:
- 3,33 Kg de malte de trigo
- 2,5 Kg de malte pilsen
- 20 gr de lúpulo Mt. Hood (6.9 AA)
- 1 pacote de fermento WB-06
Com a ajuda do Paulo, do Felipe e de vários membros da lista Cerveja Artesanal POA, nasceu então a "Hack Hartmann Weissbier", nome da nossa primeira cerveja, cujo logo temporário eu já havia criado no Labeley.com.
O processo
Para a primeira brassagem acredito que nos saímos bem. Pecamos em alguns pontos, mas iremos corrigí-los na próxima cerveja.
O primeiro erro foi que deveríamos ter realizado a lavagem dos grãos com mais água. Tal erro fez com que nossa produção caísse para aproximadamente 17 litros, o que provavelmente deixará a cerveja mais alcoólica e mais amarga do que o previsto (OG inicial 1058).
O segundo erro foi na remoção do líquido da panela de fervura para o fermentador. Não percebemos a falta de uma peça no equipamento e acabamos levando um pouco de trub para o fermentador.
O terceiro erro (e que talvez não seja um erro) é que achamos que não daria tempo de reidratar o fermento e acabamos por colocá-lo direto do pacote no líquido. Há controvérsias sobre isso ser um problema ou não.
Dia 08 de julho saberemos o resultado final.
Mas, neste intervalo, ainda teremos que transferir o líquido para outro recipiente para refrigerá-lo e, posteriormente, iremos fazer o engarrafamento, processos que serão assunto de novos posts.
Nenhum comentário:
Postar um comentário