quarta-feira, 30 de maio de 2012

Hoegaarden Wit

A cerveja mais refrescante que já tomei: essa foi a sensação que tive ao degustar a Hoegaarden Wit, uma witbier que combina perfeitamente com os dias quentes de nosso verão (mas que devo acabar consumindo em qualquer época do ano, pois achei muito saborosa).

Clara e bastante turva, ao servir no copo a Wit lembra inicialmente as cervejas do estilo HefeWeissbier (Paulaner, Kaiserdom, Erdinger), mas a coloração mais esbranquiçada já demonstra tratar-se de uma cerveja diferente. No primeiro gole a sensação refrescante, muito mais acentuada do que nas cervejas Weiss, vem à tona, acabando com todas as dúvidas restantes. 

A percepção inicial deve-se basicamente ao fato de ambos estilos serem de cervejas não filtradas, com sedimentos (leia-se levedura), motivo pelo qual são turvas. Apesar de ambas utilizarem malte de trigo, uma das principais diferenças entre os estilos é que a witbier tem adição de especiarias como sementes de coentro e cascas de laranja (talvez estes sejam os grandes responsáveis pela forte sensação de refrescância).

Vencedora da World Beer Cup 2008, a Hoegaarden Wit é uma forte representante desse estilo clássico belga, também conhecido como Belgian-Style White, e que, localmente, é também representado pela  Fiona, produzida pela Caverna dos Ogros (saiba mais neste post), que, para dar um toque mais brasileiro conta com a adição de pimenta malagueta, proporcionando uma sensação picante que continua se manifestando na garganta após o término do copo. 

Com fermentação final na garrafa (saiba mais sobre o processo de fabricação neste link), a Wit garante uma carbonatação natural que junto a sedimentação, sabor suave, amargor médio e uma leve acidez faz desta cerveja uma opção atraente para quem gosta de uma cerveja leve e ao mesmo tempo saborosa.

Recomendo.
  • Nome: Hoegaarden Wit
  • Estilo: Witbier
  • ABV: 4,9% 
  • País de origem: Bélgica
  • Cervejaria/Grupo: Inbev
  • Temperatura ideal para consumo: 9C a 10C
  • Harmonizações recomendadas: frutos do mar e comidas leves 
Mais informações: Site da Hoegaarden

Nenhum comentário:

Postar um comentário