segunda-feira, 21 de maio de 2012

VII Encontro Aberto da Acerva Gaúcha - é no próximo sábado

No próximo sábado, 26/05, ocorre mais um Encontro Aberto da Acerva Gaúcha (Associação dos Cervejeiros Artesanais do Rio Grande do Sul) e confesso que estou muito ansioso para participar novamente e degustar as cervejas que estarão disponíveis no local.

Apesar deste ser o segundo encontro aberto que participo fiquei muito impressionado com a edição anterior, tanto pela variedade quanto pela qualidade das cervejas disponibilizadas (não serei hipócrita em dizer que gostei de todas que tomei, é claro), com muitos estilos que eu ainda não havia provado na época. E, além disso, para acompanhar as cervejas foi servido um ótimo churrasco, o que deve ocorrer novamente nesta edição.

No VII Encontro já estão previstos mais de 2500 litros de cervejas (do quais mais de 1800 litros são produzidos por  cervejeiros caseiros e clubes cervejeiros) que estarão distribuídos em aproximadamente 40 estilos diferentes. Um detalhe interessante (pelo menos para mim) é que algumas destas cervejas tiveram sua brassagem realizada no workshop de 21/04, o qual participei, e será uma experiência nova degustar uma cerveja cuja parte da produção eu pude acompanhar de perto.

Pressinto que, por falta de tempo, e também de fígado para processar tanto álcool, como já ocorrido no encontro anterior não conseguirei tomar todas as cervejas oferecidas, mas c'est la vie, não faltarão outros encontros e outras oportunidades, não é mesmo? :-)

Um detalhe interessante é que os mil ingressos disponibilizados esgotaram-se 10 dias antes do evento, o que demonstra a força da cerveja artesanal e o interesse crescente do público por cervejas "especiais", o que é ótimo tanto para os consumidores quanto para os cervejeiros.

Se você ficou curioso sobre o evento e quer saber mais sobre o mesmo, acesse a página do encontro no site da Acerva Gaúcha. E, se você perdeu esta edição não fique triste, porque em outubro tem mais.

Semana que vem posto as fotos e meus comentários sobre o Encontro.

4 comentários:

  1. Parabéns! Também curto degustação de cervejas.

    ResponderExcluir
  2. Achei o hobby que eu estava precisando. :-)

    Depois que eu fizer minha primeira cerveja (começa a contar só depois que ficar "bebível", é claro) eu te levo uma garrafa. A meta é antes do final do ano, vamos ver.

    Aproveitando: vai lá no sábado???

    []s

    ResponderExcluir
  3. Bah Marcelo, sábado é um dia complicado pra mim. Eu já sabia do evento a duas semanas através do programa Bier shop da Ipanema FM, como pessoal da cerveja coruja http://www.cervejacoruja.com.br/ toda a sexta as 8h. Você prepara onde a sua? Abs .p.s.: aproveita e visita o meu blog: www.akrauthein.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Tchê, ainda não iniciei a produção, por enquanto estou lendo muito e descobrindo qual o melhor equipamento e técnica para fazer minhas primeiras cervejas.

    Se tudo der certo, até o final do semestre devo estar iniciando a produção, que será realizada na casa da minha sogra, que vai ser minha sócia na produção. :-)

    []s

    ResponderExcluir